Não consegue amamentar? Veja onde conseguir ajuda

Provavelmente, você vem ouvindo desde antes de ficar grávida que a amamentação é um ato absolutamente natural e instintivo. E então, chega a sua vez e... Nada. Você não consegue dar de mamar para o seu bebê. Os sentimentos de desânimo, frustração e culpa se acumulam. Se esse é o seu caso, nós temos uma notícia: você não está sozinha.

Apesar da imagem vendida, amamentar não é tão fácil assim e você não é obrigada a nascer sabendo. Muitas mulheres passam por dificuldades no começo, meio e fim do período de aleitamento e algumas nunca conseguem, por uma série de motivos diferentes. O primeiro passo é ter calma e tentar descobrir o que está causando o problema. A seguir, listamos as várias maneiras de conseguir ajuda.

1. Converse com seu médico 

A respeito das dificuldades. Descreva o que acontece na hora da mamada, para que ele possa tentar identificar o problema.

2. Peça conselhos a amigas ou familiares 

Que estejam amamentando ou já tenham amamentado. Mas saiba ouvi-las com moderação: elas não necessariamente terão os mesmos problemas que você, mas isso não faz deles menos reais.

3. Busque a ajuda de uma doula

Essas profissionais são mais conhecidas por auxiliarem durante a gravidez e o trabalho de parto, mas também são personagens importantíssimas após a chegada do bebê, ajudando os novos pais com todas as dúvidas que eles tenham a respeito dos cuidados com o pequeno. Você consegue encontrar doulas cadastradas pelo país todo no site Doulas do Brasil, procurando de acordo com a sua região.

4. Entre em contato com uma instituição

Existem vários locais que prestam assistência a mães que estejam com dificuldade de amamentar, tanto por meio de atendimentos e consultas de orientação prática quanto através de grupos de apoio voluntários. Preparamos uma lista com alguns lugares que oferecem esses serviços. Ligue, mande um e-mail, marque um horário. Não tenha vergonha de pedir ajuda.

- AMS BRASIL - Canal de apoio à amamentação fundado por Simone Tenório, que concorre ao Prêmio Claudia deste ano. Também é o maior grupo de aleitamento materno solidário no Facebook;
- Casa Curumin - São Paulo;
- GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa - São Paulo;
- Companhia da Mama – Salvador;
- Amamenta - Consultório de Aleitamento Materno - Porto Alegre;
- Casa Moara - São Paulo;
- Grupo Samaúma – Campinas;
- Aleitamento.com - Rio de Janeiro;
- Amigas do Peito (Você também pode se inscrever em um dos seus Grupos de Apoio) - Rio de Janeiro;
- Matrice - Ação de Apoio à Amamentação - São Paulo;
- La Leche League – Maceió;

5. Procure um Banco de Leite

Em caso de qualquer dificuldade no aleitamento, as mulheres podem contar com uma rede de atendimento dos bancos de leite humano, distribuídos por todo o país.


Camila Lafratta

Comentários

Postagens mais visitadas